Como solicitar isenção em taxas de vestibulares e concursos?

Todo início de ano muitos jovens começam a ficar atentos aos próximos vestibulares que estão para serem lançados e na data de sua inscrição para não perderem o prazo de isenção de taxa, como é o caso do vestibular PUC SP 2022 e as inscrições para USP 2022.

Muitos vestibulares divulgados apresentam um valor de inscrição que pode ser bastante alto para algumas pessoas, principalmente aos que são de famílias de baixa renda, e um valor de 100 reais é algo quase que impossível de ser pago.

Devido a isso muitas instituições superiores quando começam a divulgar seus vestibulares colocam a opção de isenção para que os interessados que não têm condição de fazer a inscrição com o pagamento, possam concorrer e ter as mesmas condições para disputarem as vagas.

Nos concursos também são assim, uma boa parte da população faz parte do grupo de pobreza no país ou a sua renda familiar não possibilita que façam pagamentos fora do planejamento para o mês, já que iria fazer falta. Visando possibilitar o acesso de todas as pessoas a realização dos concursos existe a possibilidade de os participantes solicitarem a isenção.

Solicitação da isenção

Para solicitar a isenção o procedimento é bastante simples. É necessário que os interessados fiquem atentos ao edital de qualquer vestibular ou concurso que desejem realizar. Ao analisar o edital vai estar informando o período de inscrição e o período de inscrição para solicitar a isenção, a inscrição deve ser feita durante o período indicado como o de solicitação de isenção.

Chegado o dia da inscrição para participantes que vão tentar a isenção é só fazer a inscrição normalmente. A depender do caso os participantes vão precisar responder uma pesquisa socioeconômica onde é perguntado a renda da família e alguns bens que possui dentro de casa para verificar se realmente não possuem a condição do pagamento do valor da inscrição.

Após a realização da inscrição é necessário que os participantes aguardem sair a confirmação da liberação da isenção e tudo ok. Com a confirmação é só esperar chegar a data da realização da prova normalmente.

A isenção é uma medida bastante útil e especial oferecida pelos concursos e vestibulares pois graças a ela muitas pessoas conseguem participar da aplicação dessas provas e conseguir uma mudança significativa na vida, seja ela o ingresso em um curso superior para adquirir maior conhecimento e se qualificar quanto conseguir um emprego em excelentes condições e com garantias que não são vistas em todos os lugares.

Graças a isenção existe a possibilidade de pessoas de classe média, alta e baixa concorrem a uma chance de maneira quase que igualitária.