Diferença entre colégio militar e colégio cívico-militar

A educação militar em todo o país é marcada como um ensino progressista e de extrema qualidade. As escolas militares são instituições que possuem como principal objetivo preparar seus alunos para a vida em sociedade, formando cidadãos eticamente corretos que são guiados pelos valores e pelas tradições da educação militar.

inicialmente essas instituições foram criadas para atender aos filhos dos militares oferecendo assim uma boa qualidade de ensino. Era um ensino restrito apenas para meninos, mas com o passar dos anos começaram a aceitar meninas e o ensino ficou aberto para alunos que não possuíam vínculo familiar com o mundo militar, possibilitando assim um ensino mais acessível, principalmente com o passar dos anos como nas matriculas 2021.

Seguindo um objetivo semelhante, apenas com algumas diferenças pedagógicas, surgiram as escolas cívico-militares. As escolas cívico militares são instituições que seguem preceitos militares de conduta, mas no quesito ensino a responsabilidade é exclusiva de profissionais da área pedagógica. Comportamentos e disciplina são pontos cobrados por militares que ficam como seus responsáveis, meninos sem cabelo comprido e brincos e meninas sempre com cabelos presos e um comportamento sempre adequado são cobrados diariamente nessas instituições.

Qual a principal diferença do ensino militar para o cívico militar?

Os colégios militares oferecem todo o seu ensino fundamental e médio dependente de militares, militares licenciados e professores da sociedade civil fazem parte do quadro de funcionários dessas instituições. Para os professores civis é necessário a aprovação em concurso publico e no caso de militares acontece uma análise de currículo e entrevista que viabilizam esses profissionais para fazerem parte da instituição e assim iniciarem no ensino militar dessas escolas.

Já quando se fala em ensino cívico militar alguns pontos são diferentes. Nessas instituições a presença e atuação de militares na área administrativa é certa, mas na área pedagógica a interferência deles ainda é algo muito discutido.

O currículo dos profissionais de ensino é determinado pela secretaria de educação assim como o plano de ensino também passa pela secretaria. Esse ensino é uma mescla entre escolas tradicionais e militares formando assim instituições com cobranças comportamentais puxadas para o lado militar só que com alguns pontos principalmente no ensino que puxam para o lado das escolas cívicas tradicionais.

Como se matricular nessas instituições?

As matriculas para essas instituições assim como todas as outras escolas já se iniciam no final de cada ano. Para algumas escolas exclusivamente militares o ingresso dos alunos depende de concursos onde o conhecimento será testado através de uma prova de conhecimentos gerais e a depender da colocação dos participantes começam a fazer parte das instituições.

Para as escolas cívico militares o ingresso depende muito do funcionamento dessas escolas e devido a isso é sempre necessário ficar atento a todas as informações a respeito do assunto, as matriculas para todos os estados do Brasil já começam a abrir e a matricula Rio 2021 já começa a ser divulgada para todos os interessados promovendo um sistema mais fácil e acessível para todos os futuros alunos.