O ensino superior ainda é um mar desconhecido para muitos estudantes. Afinal, que rumo tomar depois da Graduação? Todos os questionamentos relacionados a este tópico são importantes para que você tome a decisão certa para o seu futuro.
Pós-Graduação ou Mestrado? Veja a seguir as diferenças e entenda qual a melhor opção para você:

Pós-Graduação
A Graduação representa os primeiro passos que o estudante dá no ensino superior. Essa categoria de ensino oferece uma gama de conteúdos vastos para determinada área de conhecimento a fim de que o estudante possa optar por uma carreira dentro deste seguimento. Mas o que vem depois?
O que é a Pós-Graduação?
Na verdade, todos os cursos realizados após a conclusão de uma Graduação podem ser tratados como os-Graduação, a diferença está nos segmentos dados a partir daí.
A Pós é relacionada a cursos mais especializados dentro da sua área de formação e cada vez mais instituições têm oferecido um vasto leque de opções para esta modalidade.
Podemos apontar como uma das maiores diferenças da Pós a sua carga horária. Na própria Graduação, os alunos possuem aulas diárias mas isto não acontece na Pós-Graduação, que tem uma carga reduzida e geralmente ocorrem nos fins de semana.
Qual o método de ingresso?
Os cursos de Pós-Graduação não estão dentro do modelo de concorrência encontrado no primeiro nível do ensino superior, isto porque, os profissionais já estão formados e já possuem conhecimento básico para prosseguir com o ensino.
O método utilizado é de avaliação de currículo. Quanto mais requisitado for o profissional dentro da área escolhida, maior são as chances de ingressar numa Pós ou até de conseguir uma bolsa.
Mestrado
Agora que você já sabe como funciona a Pós-Graduação e quais os processos relacionados, é hora de conhecer um pouco mais sobre as particularidades do Mestrado.
O que é o Mestrado?
O Mestrado é voltado para quem deseja ampliar o seu conhecimento acadêmico em determinada área, ressaltando as pesquisas e voltado para quem pretende ensinar dentro de sua área.
Diferente da Graduação, o curso tem em média duração de dois anos, tempo em que o estudante é acompanhado por um orientador e é instruído a elaborar uma dissertação que será apresentada no final do curso.
Qual o método de ingresso?
Como mencionado acima, o modelo de avaliação em que se aplica um exame e se aplicam notas de corte para classificar os alunos é decorrente da Graduação.
Para o Mestrado, é utilizado o método de avaliação mais individual, no qual o corpo responsável pela área avalia o currículo acadêmico dos candidatos em questão.