MEC anuncia cronograma para modificar o Ensino Médio e o Exame Nacional do Ensino Médio

O Ministério da Educação anunciou através do cronograma Nacional a implementação de mudanças para o novo ensino médio e mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, a prova do ENEM. A mudança do ensino médio foi anunciada em 2017 e começa a ser implementada em 2022 com previsão de estar completa em 2024.

Em 2022 as mudanças serão implementadas para o primeiro ano do ensino médio, no ano seguinte, 2023, as mudanças começarão a atingir o primeiro e segundo ano do ensino médio e em 2024 chegara para o terceiro ano, como informa o Ministério da Educação.

Essa mudança iniciada em 2017 e que está sendo colocada em prática agora é uma missão do atual governo em terminar as coisas iniciadas que não foram finalizadas, segundo o ministro da educação, Milton Ribeiro, é uma promessa que o governo está pagando, mas foi outro que fez.

O que muda com isso?

O novo ensino médio tem como principal mudança a alteração do ensino regular para o integral, aumentando assim a carga horaria das aulas. Além desse aumento, que levara de 800 horas aulas para 1000 horas aulas por ano, a base curricular divulgada possibilita uma maior flexibilização para os alunos que irão poder escolher diferentes áreas para fazer o estudo de sua preferência.

Os alunos durante o ensino médio poderão se concentrar em uma das cinco áreas de estudo listadas abaixo:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

O Enem é uma das principais portas de ingresso as instituições publicas de ensino superior e é realizado em dois domingos com questões objetivas, que abordam as disciplinas do ensino médio. Além das questões os alunos ainda elaboram uma redação dissertativa seguindo o tem proposto.

O ENEM 2022 já começa a bater na porta e os estudantes começam a se preparar para a sua realização. Muitos estudantes dedicam todo o seu ensino médio para isso pois apenas uma boa nota irá garantir uma boa colocação e a garantia de sua vaga no SISU.

Com a mudança do ensino médio muitas pessoas acreditam que o Exame Nacional do Ensino Médio venha a ficar mais fácil, mas com uma concorrência maior, dificultando assim a etapa seguinte que irão enfrentar, que é o SISU.

Com isso, é imprescindível que todos os alunos fiquem informados sobre as mudanças que irão acontecer e qualquer nova informação divulgada a respeito do Enem que podem influenciar muito no resultado de todos os candidatos.