Meu filho repetiu de ano na escola: Como proceder?

A educação escolar envolve muitos processos avaliativos, o que acaba evidenciando alguns problemas na dualidade ensino-aprendizagem. Quando o estudante encontra barreiras nesse processo, repetir de ano na escola pode ser uma das consequências.

Se você está enfrentando esse problema com o seu filho, é importante saber como proceder e por isso, separamos informações valiosas para auxiliar os pais. Veja a seguir:

Identificar os problemas de aprendizagem

São muitos os fatores que podem levar um aluno a ser reprovado e os problemas de aprendizagem são apenas alguns deles. É interessante observar quais as possíveis causas para que o estudante tenha chegado ao ponto de não passar no ano letivo.

Os pais podem conferir algumas possibilidades, dentre elas, podemos citar como as mais comuns: conflitos em casa, conflitos internos, má adaptação, ansiedade, bloqueio emocional e conflitos na escola.

É preciso identificar o quanto antes as barreiras que envolvem a educação e assim, evitar que o seu filho fique atrasado na escola.

Promover acompanhamento psicológico

Como mencionado acima, as situações que podem levar um estudante a repetir são quase sempre relacionados ao emocional ou a capacidade de absorver os conteúdos. Por essa razão, é necessário promover um acompanhamento psicológico.

Estar em contato com um profissional da área é fundamental para compreender e soluciona as barreiras existentes, garantindo que o estudante consiga superar a frustração.

Buscar se envolver com o processo escolar

Dentro do cenário de problemas possíveis no processo ensino-aprendizado, o papel dos pais e responsáveis é fundamental para o desenvolvimento do estudante, afinal, é notória a necessidade de se recuperar enquanto aluno.

O recomendado é passar a acompanhar mais a vida escolar da criança ou do adolescente, a fim de identificar as matérias que mais promovem dificuldade e assim, garantir ensino extraclasse ou atenção do brada para essas matérias.

Observar a relação do estudante com o ambiente escolar

É muito comum que por motivos de falta de adaptação, relacionamento ruim com alunos e professores ou distância da instituição de ensino causem desconforto e até perda de interesse nos estudos. O ambiente escolar quando  não é compreendido ou suportado pelo aluno, pode se tornar um pesadelo em tempo integral.

Por isso, cabe aos pais e a equipe pedagógica identificar esse tipo de problema, a fim de promover mudanças que beneficiem o estudante. Nesse ponto, os profissionais da educação e da psicologia serão essenciais para instruir os pais a tomar a melhor decisão.