Os estados que já estão realizando inscrições para o próximo ano letivo

É importante ficar atento ao ato de matrícula que acontece anualmente, os estados que já estão realizando inscrições para o próximo ano letivo estão a todo vapor. Fique atento e não perca essa chance, evite perder a sua vaga!

As matrículas escolares estão disponíveis em muitos estados do Brasil, por isso é importante saber se o mesmo ocorre na sua região. O procedimento de matrícula em sua maioria acontece via portal, para facilitar a vida dos pais e também dos estudantes.

Devido a pandemia as escolas tem optado por realizar suas inscrições online, algo que já acontecia anteriormente para algumas das instituições de ensino. Agora fica mais fácil fazer a matrícula do seu filho ou a sua, basta se informar.

As inscrições para as escolas públicas poderão acontecer via portal da Secretaria de Educação da sua cidade, basta acessar o portal e clicar na opção de matrícula ou inscrições. É muito importante ficar atento ao período de matrículas, porque as vagas são extremamente disputadas.

Estados que realizam a matrícula escolar

Saiba que todos os estados estão se organizando, para fornecer a opção para a realização da matrícula e até mesmo a pré matrícula 2021. A mesma poderá acontecer tanto para quem deseja estudar na escola de rede pública, como para quem deseja ingressar na escola privada.

Os estados que realizam esse procedimento de matrícula são:

  • São Paulo;
  • Pernambuco;
  • Bahia;
  • Goiás;
  • Ceará;
  • Santa Catarina;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul;
  • Dentre outros estados do Brasil.

Não tem mistério! Basta acessar o site oficial da Secretaria de Educação do seu estado, assim poderá conferir se o ato está disponível.

Quem pode se matricular?

Todos os alunos poderão se matricular na escola deseja, seja ela pública ou privada. Mas é importante salientar que para alunos menores de idade perante a Lei, quem realiza a matrícula são os pais ou o responsável legal pela criança.

Como tudo ocorre via portal, basta preencher a ficha de inscrição de acordo com os dados pedidos na tela. É crucial analisar cada dado fornecido, porque a sua ficha será analisada pela escola e comprovada de acordo com sua documentação.

Para evitar estresses, antes de enviar a matrícula faça uma análise minuciosa dos dados. Caso tenha errado alguma informação, poderá corrigir sem nenhum problema.

Atenção: Na efetivação da matrícula que acontece na escola escolhida, você precisará levar os documentos exigidos pela instituição de ensino. Porque eles serão analisados, de acordo com os dados que você informou no ato de matrícula online.