Sair da universidade empregado: Como tornar isso possível?

O ensino superior é visto, muitas vezes, como uma promessa de carreira e garantia de sucesso no mercado de trabalho, mas infelizmente, não é isso que ocorre na prática. Mas vale mencionar que existem algumas medidas que você pode tomar para que aumentar as suas chances de sair da universidade empregado e vamos mostrar como:

Estágios

Em primeiro lugar, você deve buscar por estágios na sua área. Os estágios são uma categoria de emprego destinando justamente aos universitários, tendo carga horária reduzida e estando relacionado com o seu curso em questão.

Existem dois tipos de estágio: o remunerado e o não remunerado. Obviamente, você deve dar preferência ao que vai proporcionar capital, mas a dica é não dispensar nenhum estágio mesmo que você só consiga aqueles que não são pagos.

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e como você conferiu acima, um diploma não é suficiente para garantir a sua carreira. Quanto mais experiência você tiver, mais chances terá de sair empregado.

Pesquisas

A universidade é o ambiente ideal para pesquisar, desenvolver artigos e fazer contribuições para a sua área. Será justamente dentro desta instituição de ensino que você terá mais acesso a pesquisa e isto pode contribuir para o seu resultado no mercado de trabalho.

As pesquisas irão aumentar a sua experiência e também podem estar expandindo o seu nome no meio em que quer trabalhar.

Vale mencionar que existem bolsas disponíveis em instituições do ensino superior para estudantes que promovem e desenvolvem pesquisas, então você pode estar recebendo para contribuir. Além disso, suas contribuições podem agregar muito a uma entrevista de emprego, por isso, invista em pesquisa!

Cursos

O profissional que possui um diferencial dentro do mercado de trabalho, com certeza, estará a frente dos outros na disputa e por isso, a dica é optar por cursos variados. Não se esqueça de buscar por cursos que tem relação com a sua área.

Os cursos podem ser variados, tanto dentro da sua própria área como cursos de idioma. Afinal, quando concluir a sua graduação, você terá que apresentar o TCC em outro idioma e se optar por outros níveis de formação, não poderá repetir o mesmo idioma.

Como a universidade exige muito tempo do estudante, os cursos a distância são uma ótima opção. Assim, você estará garantindo maiores chances no mercado de trabalho e poderá sair do ambiente universitário para começar a sua carreira.